Como Economizar Dinheiro: 10 Dicas Infalíveis para Sucesso Financeiro

pexels-joslyn-pickens-2185980-3833052-1024x681 Como Economizar Dinheiro: 10 Dicas Infalíveis para Sucesso Financeiro
Cofrinho (Pexels)

Economizar dinheiro é algo complicado para a maior parte dos brasileiros hoje em dia, mas não gastar é mais complicado. Com o alto preço dos produtos, o Real se desvalorizando, é comum se tornar difícil reduzir os gastos. Dessa forma, esse artigo irá mostrar 10 ações para reduzir os gastos, e assim permitir maiores aportes para seus investimentos.

Estabeleça um orçamento mensal

Sei que parece cansativo ter de anotar todo gasto, qualquer dinheiro que saia da sua conta, e de fato é. Mesmo com aplicativos cada vez mais integrados com os bancos que detectam seus gastos sem que você precise lançá-los manualmente, é cansativo gerenciar tais aplicativos.

Sendo assim, você pode optar por mensurar apenas uma vez ao mês o quanto você gasta em média. Nesse link você será irá fazer o download da planilha totalmente grátis. (Baixe aqui!).

O intuito de controlar as despesas é para facilitar a visualização de onde você poderá economizar. Idas frequentes no mercadinho de bairro, gasto com perfumes caros, o cafézinho todo dia antes do trabalho, são exemplos que podem ser reduzidos.

Evite compras por impulso

Muitas pessoas utilizam das compras para se abster, mesmo que por pouco tempo, dos problemas. Além disso, existem pessoas que possuem hábitos de comprar por impulso, é um risco se tiver um cartão de crédito. Nada que uma prestação de 12x sem juros no cartão não resolva !

Visto isso, é importante manter o foco e se perguntar se você só quer ou se realmente precisa daquele produto. Por isso que para compras de relevância como celulares, televisores, eletrônicos, é importante que se tenha um planejamento prévio sobre a aquisição. Faça um levantamento de preços, avalie o custo x benefício e veja se vale a pena o parcelamento.

Reveja suas assinaturas

Hoje em dia existem diversos canais de stream, cada um com uma opção de filmes ou séries diferentes e exclusivas. As vezes a pessoa tem Netflix, Amazon, Disney+ e não tem tempo de ver nenhuma. Reavalie suas prioridades e veja se de fato isso não é um dinheiro mal gasto.

Escolha opções mais baratas de entretenimento, como bibliotecas online ou apenas uma plataforma de Stream.

Compre itens usados

Equipamentos eletrônicos, móveis, são bons exemplos de coisas que são bem caros, para isso é válido buscar itens usados. É possível encontrar bons itens e com bom estado de conservação nesses sites e grupos de troca ou revenda.

Livros usados também são bem fáceis de encontrar por preços muito mais em conta. Portanto, os famosos “sebos” podem ser uma excelente opção para conseguir exemplares de livros a preços bem abaixo do mercado. Além disso, livros digitais também são uma alternativa vantajosa; no entanto, isso varia de leitor para leitor, já que há pessoas que não gostam desse formato. Assim, é importante considerar suas preferências pessoais ao escolher entre as opções disponíveis.

Reduza o consumo de energia

Troque suas lâmpadas pelas de LED, desliguem as luzes nos cômodos que estão vazios, evite tomar longos banhos com água quente (caso seja chuveiro elétrico). Desligar os aparelhos que possuem o modo standby, como televisores, também ajuda nesse consumo.

O ar condicionado também é um dos vilões das tarifas de energia, use-o com inteligência. Dê preferência a ventiladores e uso o ar condicionado apenas quando for dormir, sempre utilizando o termostato para regular o clima do ambiente. Porém use apenas nos dias de muito calor, a maioria das situações o ventilador resolve o problema.

Cozinhe mais em casa

Evite viver de quentinha ou Ifood, a opção de cozinhar em casa sempre vai ser melhor economicamente. Um dica para quem não quer indo para cozinha todo dia é fazer pequenas marmitas e guardar no congelador. Dessa forma poderá cozinhar apenas aos finais de semana, isso economizará até mesmo no gás (ou na energia caso seu fogão seja por indução).

Compre seus alimentos em maior quantidade, pois os atacadistas dão desconto para a compra de uma certa quantidade de cada item. Isso vai permitir que no mês seguinte você não precise comprar uma grande quantidade deste mesmo item, pois vai ter sobrado na despensa.

Use transporte público ou compartilhe viagens

As pessoas ficaram muito mal acostumadas com a facilidade que os aplicativos de corrida trouxeram, é muito mais prático pedir um Uber do que esperar um ônibus. Para quem quer economizar é importante evitar esses gastos, pois isso vira uma bola de neve que só vai ver o tamanho quando chegar a fatura do cartão. Utilize ônibus, trens, metrô, mesmo as vezes tendo um valor alto, ainda consegue ser mais barato que uma corrida da Uber.

Compre no atacado

Como foi dito anteriormente, comprar em atacadistas é possível obter melhores preços dos produtos e montar uma boa despensa que poderá durar até o mês seguinte (dependendo de quantas pessoas moram com você). Priorize comprar itens não perecíveis e que você use com mais frequência, assim como produtos de higiene. Faça uma comparação de preços e avalie se vale a pena comprar em maior quantidade.

Quem quer economizar não gasta muito com produtos que não sejam os básicos para alimentação como iogurtes caros ou biscoitos. Tenha em mente que isso é algo momentâneo, após a formação da sua reserva de emergência e carteira de negócios as coisas irão mudar, claro que sempre com educação financeira.

Priorize a quitação de dívidas

Pague suas dívidas de juros mais altos, como cartões de crédito, para evitar que elas se multipliquem. Temos um artigo para auxiliar nesse tópico, clique aqui para saber mais.

Crie uma reserva de emergência

Guarda sempre parte do seu dinheiro no momento que receber. Torne o investimento seu gasto fixo, comece o mês não contando com aquele dinheiro para usufruir. Dessa forma conseguirá a seguridade financeira. Esse fundo te fará não precisar recorrer aos créditos caros fornecidos pelas instituições bancárias nos momento de emergência.

Economizar dinheiro pode parecer um desafio, mas, com as dicas práticas que apresentamos, você está mais do que preparado para trilhar esse caminho. Cada pequena mudança que você faz em sua rotina pode resultar em grandes economias ao longo do tempo. Lembre-se de que a jornada financeira é gradual, e cada passo conta. Ao adotar essas estratégias, você não apenas construirá uma base sólida para sua segurança financeira, mas também abrirá portas para novos sonhos e oportunidades. O futuro financeiro que você deseja está ao seu alcance, e cada decisão consciente é uma vitória. Mantenha-se motivado e acredite que um futuro mais tranquilo e próspero é possível.

Compartilhe:

Publicar comentário